sexta-feira, 9 de março de 2012

por que cozinhar?

Até bem pouco tempo atrás, a cozinha de nossas casas era território estranho. Sempre víamos nossas mães e avós preparando delícias que tinham o sabor de nossa infância.

De alguns anos para cá, as pessoas começaram a se interessar por essa parte da casa. Até então as aventuras culinárias não passavam da preparação de um sanduíche ou de um ovo frito. Novos restaurantes surgiram, com os mais diferentes sabores; chefs de cozinha despontaram no cenário nacional e internacional; nossa gastronomia (brasileira) passou a ser valorizada aqui no Brasil e no mundo; escolas e faculdades de gastronomia pipocaram por toda parte... Ou seja, a gastronomia está em alta: QUE BOM! Para mim isso é um (bom) sinal de que o ato de comer deixou de ser apenas uma necessidade fisiológica e passou a ser um evento social, um momento ao redor de uma mesa, onde as pessoas podem se confraternizar com as outras. É um momento de puro prazer.  Na verdade, uma refeição em família sempre teve esta conotação, apesar de que, nos últimos anos, pela correria da vida, isso vinha se perdendo.

Com todo esse movimento, surgem duas perguntinhas básicas: qualquer pessoa pode cozinhar? A resposta é SIM! Cozinhar é difícil? A resposta é NÃO! É como sempre falo para meus alunos: cozinhar pode até ser, em alguns casos, demorado e/ou trabalhoso, mas difícil não é. Com isso não quero desestimular ninguém, ao contrário, quero dizer que com um pouco de planejamento, disposição e o desejo de agradar o outro, é possível produzir e oferecer um belíssimo cardápio.

Aliás, cozinhar, para mim, está diretamente relacionado a agradar o outro, é proporcionar momento de alegria e satisfação através dos ingredientes escolhidos e transformados por mim. É uma maneira única de me comunicar com as pessoas, de dizer a elas o quanto são importantes para mim (sejam amigas, parentes ou até clientes). É uma forma de demonstrar carinho, respeito e admiração... Enfim, sou muito suspeito para falar sobre o ato de cozinhar. Mas tenho de confessar uma coisa: EU ADORO!

Portanto, faço um convite aos amantes da boa mesa: aventurem-se na cozinha! Experimentem! Vocês descobrirão como é gostoso ver os olhos dos seus convidados brilhando a espera de seus pratos; suas caras e bocas ao degustarem uma comidinha especial... Para mim, presenciar este momento é o ápice, é ver o resultado instantâneo do meu “trabalho” , sem a necessidade de ouvir uma só palavra.

Então, vamos cozinhar?



2 comentários:

sandra disse...

Encantador e emocionante, meu irmão. Sou cada vez mais sua fã!!
Bjo

Luciana disse...

Mandou bem, Cinho. Esperamos em breve fazer outros módulos com vc.